curitiba
Segundo dados veciulados pela imprensa nesta segunda-feira (9), em Campo Grande o valor cobrado por dez metros cúbicos de água é de 24,80 e foi considerado o mais caro do Brasil. A cidade de Brasília, que é considerada uma das mais caras do país, o valor é de R$ 15,90.
Campo Grande está entre as capitais que tem o melhor atendimento com mais de 99% da população com abastecimento de água.
http://www.cut-ms.org.br/agencia-de-noticias/34/preco-da-agua-tratada-em-campo-grande-esta-entre-os-mais-caro-do-brasil http://www.aguasguariroba.com.br/programa-esgoto-100 http://www.tratabrasil.org.br/curitiba-18
No entanto, alguns municípios brasileiros são referência nos serviços de saneamento básico e já estão próximos de alcançar a universalização. É o caso de Curitiba, no Paraná, cujo índice de atendimento de coleta de esgoto é de 94%. De todo o esgoto coletado, 99% é tratado. Dentre todas as capitais brasileiras, Curitiba é a cidade que possui o mais elevado índice de coleta e tratamento de esgoto.
O órgão responsável pelo saneamento básico no município de Curitiba é a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar. Segundo informações prestadas pela Assessoria de Planejamento Estratégico da Sanepar, em 2004, o índice de atendimento de rede de coleta de esgotos era de 75,67% e o de tratamento de esgoto coletado era de 93%. Com investimentos contínuos no período de 2004 a 2011, da ordem de R$ 270 mihões, o município alcançou os atuais níveis de coleta e tratamento dos esgotos.