Curitiba
2. “Eu era para fazer um poema ao tempo,com boa métrica,com boa rima,mas,infelizmente,não fui a tempo! Este tempo faz calor quando não deve, chove e faz frio quando não devia, não tem rima certa, para poemas não serve nem para fazer poesia, porque o tempo foi apanhado pelo clima, que também apanhou o poeta, que fez esta poesia incerta!” (Silvino Taveira Machado Figueiredo)
3. O Conforto do Poeta Diretrizes Bioclimáticas Chove, faz frio e calor quando O conhecimento das estratégias não devia? bioclimáticas permitem um diálogo maior com o projeto, uma intimidade que proporciona produtividade. Talvez se o poeta estivesse num lugar bem adaptado às mudanças climáticas ele pudesse sentir-se mais inspirado e menos incerto, podendo então escrever sobre o tempo?
4. Como esta cidade se dá? Curitiba é a capital do Paraná e está a 934 metros acima do nível do mar. Sua latitude é de Curitiba aproximadamente 25°51’ Sul, área caracterizada pelo clima subtropical. Curitiba passa a ter um planejamento urbano a medida que chagavam os imigrantes na cidade (aumento populacional), gerando uma premiação internacional de meio ambiente, transporte público e gestão urbana. Possui também um dos maiores índices de área verde do Brasil (51m² por habitante).
5. Qual é o seu clima? Curitiba está ao sul do país e possui estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes. A umidade relativa anual do ar fica entorno dos 60% aos 80%. Curitiba
6. Máximas, mínimas e chuvas Num verão uma máxima pode atingir até 32°, enquanto no inverno a mínima chega-se quase zero grau. O índice pluviométrico é moderado chegando aos 1500mm/ano. Curitiba
7. Vento, ventania... A oferta de vento na cidade é mais perceptível nos meses de verão (Nov – Jan) e sua direção é predominante na direção sudeste. A oferta de vento é menor, por sua vez, nos meses de Curitiba outono – inverno.