CURIOSIDADES
1. Utilizando 1kg de caco de vidro usado, é possível se fazer 1kg de vidro totalmente novo.
2. Um objeto de vidro jogado na natureza demora cerca de 4 mil anos para desaparecer por completo. 3. Quando se recicla uma garrafa de vidro, a energia economizada é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100W por até quatro horas.
4. De acordo com seu uso, a embalagem de vidro pode ter um custo muito baixo. Se for uma embalagem retornável, o custo para seu fabricante vai depender de quantas vezes a embalagem for reaproveitada. Como o vidro é considerado uma embalagem nobre, o consumidor tem a percepção de que o produto tem maior valor, o que acaba se refletindo em margem de ganho mais elástica para o fabricante e o distribuidor do produto envasado.
5. Segundo a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), o Brasil alcançou um índice próximo à 50% no reaproveitamento de embalagens de vidro.
6. Nem todas as embalagens de vidro podem ser recicladas, apenas as embalagens que possuem em sua composição vidro puro, sem qualquer tipo de material ou substância a mais podem passar pelo processo da reciclagem. Lâmpadas fluorescentes, vidros temperados, espelhos e tubos de TV são exemplos de objetos que não podem ser reciclados.
7. O vidro não ocupa muito espaço em aterros sanitários e lixões, geralmente as embalagens são reutilizadas pelos consumidores, além de que algumas embalagens são retornáveis e voltam para o seu fabricante. Em território brasileiro, o vidro corresponde a cerca de 3% dos resíduos produzidos nos centros urbanos. Na cidade de São Paulo, esse valor é de apenas
1,5%.
8. Quando um vidro (ou pedaço) se quebra, os caquinhos formados pela força da quebra ganham uma velocidade superior a quase 5000 km/h, o espalhando sem que ao menos se perceba. 9. As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I, feitas de pedras semipreciosas. Os óculos mais parecidos com os que conhecemos surgiram em 1270, na
Alemanha. Com aros