Curiosidades de D. Pedro II
As palavras do nome de D. Pedro II
D. Pedro I devia ter grande dificuldade em lembrar de seu nome completo, pois ele era composto por 18 palavras. O imperador se chamava Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Para o filho não ter o mesmo problema, D. Pedro II foi batizado com apenas 15, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. As peças valiosas
A Coroa Imperial de D. Pedro II é talvez a peça mais valiosa e rara das coleções nacionais. Esplêndida obra de ourivesaria brasileira, feita pelo ourives Carlos Marin, foi fabricada especialmente para a sagração e coroação do jovem Imperador, então com 15 anos de idade.
A pintura que representa D. Pedro
A pintura conhecida como a “Fala do Trono”, de autoria de Pedro Américo de Figueiredo e Melo, representa D.Pedro II na abertura da Assembléia Geral do Império, que se reunia duas vezes ao ano. A “Fala do trono” era o discurso do Imperador, na abertura e no encerramento dos trabalhos da Assembléia e esta era a única ocasião em que ele era visto portando a Coroa Imperial, o Cetro e os trajes majésticos.
D. PEDRO II E MARECHAL DEODORO TROCARAM INSULTOS E PIADAS EM PLENA REUNIÃO DURANTE A CRISE DO IMPÉRIO BRASILEIRO Marechal Deodoro da Fonseca, sucessor de D. Pedro II, interessado no fim do Império, passou a tratar o então imperador com certo desdém, mesmo quando ainda estava subordinado ao herdeiro Português.
Certa vez os dois se encontraram em uma reunião, juntamente com outros convidados, a fim de tratarem acerca da crise do Império.
Nessa ocasião, Marechal Deodoro