Curiosidades de Costa do Marfim
1. Costa do Marfim é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné.
2. O país possui duas capitais: Yamoussoukro (Capital constitucional) e Abidjan (sede do governo).
3. Apesar de normalmente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja designado apenas por Côte d'Ivoire.
4. O nome da nação é uma referência ao grande número de elefantes que existia na região. Hoje, eles podem ser vistos no Parque Nacional Comoé, patrimônio natural da humanidade.
5. Quem nasce na Costa do Marfim é marfinês, costa-marfinense, costa-marfinês ou ebúrneo (feito de marfim).
6. Tornou-se uma das nações mais prósperas do oeste africano graças à agricultura, sobretudo café e cacau - fruta da qual o país é o maior produtor mundial. A indústria alimentícia e a têxtil, bem como a exploração de petróleo e gás natural, estão em crescimento.
7. Desde que se estabeleceu como uma das economias mais prósperas da África ocidental , cerca de 20 % da sua população consiste em trabalhadores da vizinha Libéria, Burkina Faso e Guiné.
8. A bandeira da Costa do Marfim é idêntica a da Irlanda. Apenas as cores se invertem.
9. O país conta com praias esplêndidas, paisagens naturais com fauna e flora variadas a abrangir desde a savana arbórea cheia de leões, antílopes, elefantes, chimpanzés, hipopótamos anões, até os frondosos bosques equatoriais com árvores de mais de 20 metros de altura.
10. Katyola é uma cidade famosa pela cerâmica. Nas ruas pode-se contemplar numerosas cabanas convertidas em atelieres onde as mulheres Mangoro modelam todo tipo de utensílios domésticos de grande beleza.
11. A Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro é uma igreja católica freqüentemente classificada como a maior igreja cristã do mundo, a basílica foi construída entre 1985 e 1989 a