resumo finanças
- qual é o papel das empresas na sociedade 1. “the business of business is business”: questões sociais são periféricas para os desafios da gestão empresarial. O único objetivo do negócio é criar valor para o acionistas.
- questões sociais nem sempre são tangenciais para o negócio, são fundamentais para ele
- empresas que ignoram a opinião pública ficam mais vulneráveis a eventuais ataques
- pressões sociais podem ser indicadores da lucratividade da empresa: regulações e políticas públicas nas quais as empresas devem operar, preferencia dos consumidores, motivação dos empregados setores farmacêuticos, debate sobre obesidade (controle do marketing de comidas não saudáveis) valor do acionista colocado em jogo; geração de oportunidades para criar valor
- questões como ética e legitimidade integridade da empresa
As pressões sociais muitas vezes indicam as necessidades ou preferências dos consumidores. As empresas podem ganhar vantagem ao fornecer o que os consumidores querem.
Praticado como um mantra impensado, pode levar os gestores a se concentrar na melhoria de desempenho a curto prazo, negligenciando oportunidades e questões de longo prazo (pressões sociais, confiança dos clientes, investimento em inovação).
2. “corporate social responsability”: a empresa tem responsabilidade social, isto é, deve tomar atitudes para mitigar o impacto social de suas ações.
- contribuição da empresa para o bem-estar social
- diálogo das partes interessadas, relatórios sociaise ambientais, políticas corporativas sobre questões éticas
- empresas podem servir simultaneamente objetivos sociais e ambientais, bem como os lucros
- meio para evitar criticas de ONGs e a respeito da reputação, e mitirgar as consequências do capitalismo
- grandes empresas trazem importantes contribuições para a sociedade: ganhos de produtividade, inovação e pesquisa, emprego, investimentos em larga escala, desenvolvimento do capital humano e da própria