Curiosidades da Bolivia
A Bolívia foi fundada com o nome de República Bolívar, em homenagem a seu libertador Simón Bolívar. Aliás, Bolívar foi o primeiro presidente do país.
Ao contrário do Brasil, que só possui uma, a Bolívia tem duas capitais: Sucre (capital constitucional) e La Paz (capital executiva e legislativa).
A Bolívia possui três línguas oficiais: o espanhol, o aimará e o quichuá.
Tanto o quichuá quanto o aimará são línguas indígenas pré-colombianas. O quichuá era extensamente falado no Império Inca. Atualmente, é considerado língua oficial em mais dois países além da Bolívia: o Peru e o Equador.
Não é sem motivos que duas das línguas mais faladas na Bolívia são indígenas. Cerca de 55% da população é indígena e outros 15% de bolivianos são mestiços. Os europeus representam apenas 30% dos bolivianos.
A cidade mais importante do país é a capital legislativa La Paz. A mais populosa, no entanto, é Santa Cruz de La Sierra, no departamento de mesmo nome.
O departamento de Santa Cruz de La Sierra é responsável por 30% do PIB boliviano, sendo o mais rico do país.
As 10 cidades mais populosas da Bolívia são: Santa Cruz de La Sierra, El Alto, La Paz, Cochabamba, Sucre, Oruro, Tarija, Potosi, Sacaba e Montero.
A cidade de Cuzco (no Peru) foi a capital do Império Inca na época da chegada dos primeiros colonos europeus. Uma informação adicional: o primeiro europeu a chegar no território da atual Bolívia foi Diego de Almagro, em 1535.
O território da atual Bolívia era chamado de Alto Peru antes da independência da Espanha. O Alto Peru era governado pelo vice-rei de Lima.
Bolívia e Chile entraram em litígio no século XIX pelo controle da região de Antofagasta. Com a derrota boliviana, o Chile assumiu o controle da região norte de Atacama e a Bolívia perdeu a sua única saída para o mar.
Outra guerra na qual a Bolívia se envolveu foi pelo controle do território do Acre. O Brasil acabou assumindo o