Curiosidades Candido
O seu nome de batismo era François Marie Arquet, nascido em 21 de novembro de 1694, na cidade de Paris. Era de família rica e sua mãe morreu no parto, estudou em colégio jesuíta, tendo contato com a teologia. Na juventude viveu a boêmia dos intelectuais e artistas. Tornou-se, por esforço de seu pai, pajem do marquês de Châteauneut, com quem viajou para Haia, cidade da Holanda. Quando retornou para casa, após descoberto numa aventura amorosa, escreveu versos cômicos para a sua amante Susanne de Livry. Em 1715, escreveu a peça “Édipo” e o poema “Henríada”. Por escrever sobre o rei Henrique IV, acabou preso na Bastilha.
Na Bastilha adquiriu o nome de Voltaire, foi libertado um ano depois, arranjou briga com outras autoridades incluindo o duque de Sully, teve que se exilar na Inglaterra, onde morou por três anos. Conheceu os poetas ingleses Young e Pope, o escritor Swift e o filósofo Berkeley, o que mais o incentivou na Inglaterra foi a liberdade de expressão.
Em 1734, após estudar as idéias de Isaac Newton, as propagou na França através das “Cartas Filosóficas”. Aos 40 anos, escreveu novelas de humor tais como : “Alzire”, “Mérope”, “O Filho Pródigo”, “Maomé”, “O Mundano”, “O Ingênuo” e “Cândido”.
Tornou-se historiógrafo real, foi com sua “esposa” Emile de Bretiul, marquesa de Châtelet, 12 anos mais nova, para Paris, sendo eleito pela Academia Francesa em 1746. Emile morreu três anos depois, Voltaire foi morar na Prússia a convite de Frederico II, para lecionar inglês para a corte.
Voltaire redigiu críticas a protegidos do rei e presidente as academia de Berlim, teve que fugir da justiça real, se refugiando em Genebra. Escreveu as obras “Um ensaio sobre o Costume e o Espírito das Nações e sobre os Principais Fatos da História”, um livro que compreendia desde Carlos Magno a Luís XIII, e ainda escreveu em Genebra a obra “ A Era de Luís XIV”.
Depois viajou para Ferney, publicou “Dicionário Filosófico” em 1764, onde criticara a igreja e o Estado. O