Contexto Hist rico
A arquitetura Moderna é o reflexo das grandes inovações técnicas que começam a surgir já no fim do século XIX, assim a utilização de forro de madeira nunca usada em construções por influências da Revolução Industrial, materiais como o aço e o concreto armado dão aos arquitetos novas criações, assim fazendo esse estilo se torne completamente diferente em tudo que já foi visto. São engenheiros que começam na utilização das novas técnicas como nos arranha-céus de Chicago ou na famosa Torre Eiffel de Paris. Caracteriza-se a arquitetura moderna é a utilização de formas simples, geométricas e valorização ao emprego dos materiais como o concreto aparente, e também o reboco e a pintura. As diferenças mostradas nessa arquitetura variam quase de arquiteto para arquiteto, mostrando as semelhanças regionais, como é o caso de Frank Lloyd Wright, Walter Gropius, Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Ludwig Mies van der Rohe, Alvar Aalto e apresentam características diferentes e próprias. Estava num momento polêmico que ocorre quando estava pronta para lançar o cenário internacional O catálogo da exibição Brazil Builds: Architecture New and Old, 1642-1942, organizado no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York por Philip Goodwin em 1943. Oscar Niemeyer, que criou seu conhecimento dos preceitos modernistas diretamente de Le Corbusier, Lusio Costa enfatiza a “brasilidade” da arquitetura produzida pela geração de Niemeyer. A arquitetura brasileira resulta os princípios europeus e da cultura nacional brasileira um produto de um “gênio nativo”.
Em 1950 Antônio Candido estudou as interações do local/internacional na cultura brasileira, Ele afirma que “se fosse possível estabelecer uma lei da evolução da nossa vida espiritual, poderíamos talvez dizer que toda ela se rege pela dialética do localismo e do cosmopolitismo”.
Candido achou a fonte de os dois conceitos: “na esfera étnica, na condição de povo latino, de herança cultural europeia, mas etnicamente mestiço,