Curiosidade
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Dia 31/07/2012
Experimento 22
Acadêmicos : Flavia Elisa Lutke Jéssica Maria B. Vandal Juliana Sprotte Paola Cristina Nunes
Equilibrio de forças
II) Com essa experimento nosso objetivo é deixar a mesa de equilíbrio, e para isso usamos 4 pesos de 50 gramas nas duas pontas, e na terceira ponta um dinamômetro que marcava 3,5 Newtons.
III) O experimento é baseado nas leis de Newton :
PRIMEIRA LEI DE NEWTON- um corpo em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a manter-se até que uma força externa haja sobre ele.
SEGUNDA LEI DE NEWTON- a força é proporcional a aceleração ( F=m.a)
TERCEIRA LEI DE NEWTON- toda ação gera uma reação (Fab= -Fba)
O dinamômetro de mola é constituído por uma estrutura, mola, gancho em uma das extremidades da mola e graduação na estrutura. Seu principio de funcionamento é dado pela deformação da mola pela ação de uma força aplicada na extremidade do gancho.
IV) 1-separamos os materiais necessários para medição de ângulos.
2- preparamos a mesa de forças com seus devidos pesos em duas pontas, e na a outra ponta ligamos a um dinamômetro de mola, que estava preso a um tripé.
3- Ajustamos os pesos para que o centro da mesa de forças ficasse em equilíbrio e o dinamômetro da mola marcasse 3,5 Newtons.
4- Após deixar a mesa em equilíbrio, fizemos os cálculos teóricos e comparamos o real com o teórico , verificamos a teoria de erros.
V) O ângulo encontrado na mesa de forças foi de 30 graus cada lado. VI) Cosseno β=cateto adjacente/hipotenusa
Regra 3 VII) Mesa de forças, tripé, dinamômetro de mola (varia de 0,1N a 10N), 8 pesos de 50 gramas e balança precisa digital. VIII) Cosseno β= 1,75/2
Cosseno β= 0,875
Β=28,95°
30°------------100%
28,95°----- X
X=96,5%
Margem de erro: 100-96,5= 3,5%
IX) Ângulo teórico: 30°
Ângulo real: 28,95°