curiosidade
Existem várias formas de ensinar matemática, no entantoa mais utilizada é aquela em que oprofessor explica um conteúdo, enfatiza suas regras e aplica uma série de exercícios para“fixar” a técnica ensinada. Ele faztudo para o aluno. Surge uma dúvida naresolução de um determinado problema ou exercício, o professor resolve todo o problema e aluno apenas copia o que o professor faz sem, muitas vezes, entender o significado daqueles procedimentosrealizados pelo professor. Sobre isso os PCN destacam que:
É importante destacar que as situações de aprendizagem precisam estar centradas na construção de significados, na elaboração de estratégias e naresolução de problemas em que o aluno desenvolve processos importantes como intuição, analogia, indução e dedução, e não atividades voltadas para a memorização, desprovidas de compreensão ou de umtrabalho que privilegie uma formalização precoce dos conceitos (PCN, 1998, p. 63).
Assim, com o objetivo de desenvolver e testar uma seqüência didática capaz de desenvolver o pensamento algébricoinicial atrelado ao sentido numérico, para pelo menos complementar o trabalho das técnicas rotineiras de ensino, é que se justifica essa pesquisa. Para atingir tal objetivo acredita-se que no caminho eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee- eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee- eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee- eeeeeeeeeeeeettttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt- tttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt- tttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt- cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc- ccccccccccccIntrodução Existem várias formas de ensinar matemática, no entantoa mais utilizada é aquela em que oprofessor explica um conteúdo, enfatiza suas regras e aplica uma série de exercícios para“fixar” a técnica ensinada. Ele faztudo para o aluno. Surge uma dúvida naresolução de um determinado