Curativos
Hipócrates medicina científica- Feridas limpas e secas limpeza com água morna, vinho e vinagre.
Guerra da Criméia (XIX) criada vários tipos de curativos, à base de fibras e linho.
Segunda Guerra Mundial (FINAL 1940)- anti-séptico e agentes tópicos com a ação antimicrobiana e a proteção com coberturas secas. George Winter (1962)- ferida cicatrizaria duas vezes mais rápida se mantida em meio úmido, revolução no conceito de curativos. Facilita a proliferação celular; Previne a desidratação e morte celular; Promove o desbridamento autolítico; Ameniza a dor; ATENÇÃO! O excesso de umidade poderá macerar o tecido, particularmente as margens e periferias das lesões. CONCEITO FERIDA Ferida é uma ruptura na pele, na membrana mucosa ou em qualquer outra estrutura do corpo causada por um agente físico, químico ou biológico.
Curativo Úmido
CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS: QUANTO ÀS CAUSAS CIRÚRGICA: São feridas intencionais, resultante de uma intervenção cirúrgica.
FERIDAS ULCERATIVAS: São lesões escavadas, resultado de traumatismo ou doenças relacionadas com impedimento do suprimento sanguíneo.
TRAUMATICA: São lesões não intencionais resultam de um trauma inesperado. Exemplo: Lesão violenta.
CLASSIFIÇÕES DAS LESÕES TRAUMATICAS Cortantes São provocadas por agentes cortantes, como faca, bisturi, lâminas, etc. Apresentam-se bordas regulares.
Lacerada É tração (rasgo). As bordas são irregulares. Um exemplo clássico é a mordedura de cão.
Perfurantes São caracterizadas por pequenas aberturas na pele. Há um predomínio da profundidade sobre o comprimento. Exemplos: bala ou ponta de faca
Corto-contusa: O agente não tem corte tão acentuado, sendo que a força do traumatismo é que causa a penetração do instrumento, tendo