Estabilizadores, no-breakes
O estabilizador de tensão é um equipamento eletrônico, que protege cargas sensíveis contra sobtensões e sobretensões. Todos os estabilizadores no Brasil até 3KVA, são regidos pela NBR 14373. Esta norma estabelece que a tensão de entrada pode variar no mínimo 25% e que a saída não pode ultrapassar +/-6%. Além das faixas de tensão de entrada e saída, a norma também determina limites para temperatura dentre outras exigências.
Foram estabelecidos dois tipos principais de estabilizadores de tensão para potência até 3KVA.
Tipo 1: Estabilizador de tensão para áudio/vídeo/informática.
Tipo 2: Estabilizador de tensão para equipamento eletrodomésticos que usem motores monofásicos. Como geladeira , freezer, maquina de lavar, etc.
A energia da rede fornecida pelas concessionárias de modo geral apresentam oscilações em sua tensão das mais variadas. A mesma é sensoriada digitalmente, processada no módulo de controle que , por sua vez, comanda o módulo de potência – tiristores- chaves eletrônicas estáticas que atuam sobre o módulo compensador- transformador- corrigindo estas oscilações de modo a fornecer uma tensão estável para a carga que será conectada ao estabilizador.
NO-BREAK
Os diferentes tipos de NO-BREAK e seus atributos geralmente causam confusão na indústria dos centros de dados. Por exemplo, a crença generalizada é que existem apenas dois tipos de sistemas NO-BREAK, fundamentalmente o NO-BREAK Standby e o NO-BREAK online. Estes dois termos de uso comum não descrevem corretamente muitos dos sistemas NO-BREAK disponíveis. Muitos dos mal-entendidos com relação aos sistemas NO-BREAK desaparecem assim que são identificados os diferentes tipos de topologias NO-BREAK. A topologia NO-BREAK indica a natureza básica de design. Geralmente, diferentes fornecedores produzem modelos com designs ou topologias similares, mas com características de performance muito diferentes.
Tipos de NO-BREAK
Utiliza-se uma variedade de enfoques de