cura para alma
Salmo 43
1
Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. 2 Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? 3 Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. 4 Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu. 5 Por que estás abatida, ó minha alma?
Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Introdução
Em 1964, Martin Lloyd-Jones pregou uma série de vinte e um sermões na Capela de Westminster
(Londres), intitulada: “Depressão Espiritual: Suas Causas e Cura”. Ele, que era médico por formação e pastor como poucos que a história já conheceu, falou com muita propriedade sobre o assunto. Vale a pena ler estes sermões (publicados na forma de livro pela editora PES).
No prefácio do livro, ele justifica a série de mensagens dizendo o seguinte:
“A necessidade desses sermões nasceu como resultado de minha experiência pastoral...
Crendo como creio, que a maior necessidade desses dias é de uma igreja alegre e vibrante, digo que o tema tratado nesses sermões é para mim da maior importância possível.
Cristãos sem alegria são, para se dizer o mínimo, uma paupérrima recomendação da fé cristã; e não pode ficar qualquer dúvida quanto ao fato de que a alegria exuberante dos cristãos da Igreja Primitiva foi um dos fatores mais potentes na divulgação do evangelho”.
D. M. Lloyd-Jones
Depressão Espiritual
Tristezas e depressões têm sido as marcas desta geração, inclusive entre os crentes. Nosso país é recordista na prescrição e no consumo de medicações antidepressivas (por exemplo, o Rivotril).
Diante disso, convido-os para juntos mergulharmos no Salmo 43, a fim de enxergarmos as