Cumunicação
Cada vez mais as organizações comprovam a necessidade de contarem com equipes compostas por pessoas motivadas, que gostam do que fazem e que se sentem bem em seus ambientes de trabalho para terem diferenciais positivos junto a seus clientes e serem competitivas nos mercados em que atuam.
É crescente o número de organizações que pesquisam a opinião de seus colaboradores sobre fatores relacionados ao trabalho que influem na percepção sobre a qualidade dos seus ambientes profissionais.
Com base nos resultados, atuam procurando resolver problemas e reforçando os pontos positivos. Para que as empresas possam satisfazer os clientes externos antes têm que satisfazer os clientes internos, e para conseguir vantagem competitiva é necessário conseguir uma grande força de trabalho totalmente empenhada e comprometida, devendo assim inserir um plano de desenvolvimento dos seres humanos.
Cada empresa tem sua cultura organizacional, sendo assim, é necessário interagir com os seus membros, para sentir o ambiente e as condições dos relacionamentos dos colaboradores com os colegas de trabalho e com a empresa.
Surge, então, a necessidade de uma pesquisa de clima organizacional, para permitir uma análise interna e externa da organização avaliando o ambiente, e servindo como base para os administradores obterem respostas precisas sobre a opinião dos colaboradores para a implementação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Para as empresas alcançarem seus objetivos e aplicarem adequadamente seus recursos, não apenas precisam de máquinas, equipamentos e insumos, precisam também da cooperação humana. As empresas querem e precisam de funcionários satisfeitos, motivados, mas muitas vezes é difícil ter um parâmetro para motivação, o que motiva uns não motiva a outros, e motivar os colaboradores com igualdade não é uma tarefa muito fácil. Com freqüência as empresas acabam falhando e esquecem que uma pessoa infeliz e