“Pragmaticamente falado de (des) entendimentos na cumunicação verval”.de luiza schalkoski e elena godoi
503 palavras
3 páginas
Leia o artigo: “Pragmaticamente falando de (des)entendimentos Na comunicação verbal”, de LUZIA SCHALKOSKI DIAS1 e ELENA GODOIDisponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/992/844
Após a leitura atenta do artigo, responda às questões a seguir:
1 - Defina o termo polidez de acordo com o enfoque moderno.
R= A polidez é entendida como fruto da necessidade humana de manter o equilíbrio nas relações inter-pessoais e a sua manisfestação externa seria o conjunto de estratégia lenguisticas que podem ser utilizadas por um falante para evitar ou reduzir o conflito com o interlocutor quanto os interesses de ambos não coincidem.
2 - Explique a sigla FTA.
R= É o ato de ameaçador a face que requer alguma forma de atenuação ou reparo verbal para não resultar em facasso da comunicação
3 - Como os falantes calculam “o peso de seus atos de fala” para definir a polidez?
R= Os falantes calculam o peso dos seus atos de fala a paritr de três variáveis socias : a distância social percebida entre o ouvinte e o falante, a diferença de poder percebida entre eles e o peso cultural do ato de fala.
4 - Descreva a polidez positiva e negativa e suas estratégias
R= Positiva: São aquelas que favorecem a face positiva do ouvinte,isto é, mostram que o desejo que ele tem de ser bem aceito pelo interlocutor foi realizado – com um elogio por exemplo.
Negativa: São as que favorecem a face negativa do ouvinte,por exemplo,o fato de o falante dar opções ao invés de impor sua vontade ao outro.
5 - Assinale a alternativa em que o uso da crase não está de acordo com a norma culta
a) Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de região para região, é atribuída à ação da polícia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes.
b) Sem espaço público não há democracia, e o espaço público é também uma construção associada à construção do próprio Estado, que necessita se abrir para o controle social para