culturas
Atividade Pratica supervisionada
Disciplina: Fundamentos e Praticas do Ensino de Geografia
Prof. Mestre Alexandre Claro
Atila Neves de Oliveira R.A 0050048686
São Paulo/SP
Índice
1. Introdução
2. Objetivos Gerais
3. Objetivos Específicos
Introdução Nessa pesquisa o assunto principal a relator é a geografia cultural do nordeste. A proposta desse estudo, ou seja dessa aula é relatar a cultura do nordeste como: A dança, a musica a culinária típicas, a manifestação cultural nordestina, sem deixar de lado o artesanato. Uma outra pesquisa realizada foi a respeito da caatinga, para poder demostrada nessa aula.
Objetivos gerais
A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 km², correspondendo a cerca de 10% do território nacional. Ela está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25°C e 29°C. O clima é semiárido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas.
A ação do homem já alterou 80% da cobertura original da caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais.
As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira direta na vida de uma população de, aproximadamente, 25 milhões de habitantes.
As chuvas ocorrem no início do ano e o poder de recuperação do bioma é muito rápido, surgem pequenas plantas e as árvores ficam cobertas de folhas.
Aspectos da caatinga no período de chuva
Foto: Nilton de Brito
A região