Culturas de protozoarios
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................
2 OBJETIVOS.......................................................................................................
3 MATERIAIS E METÓDOS..................................................................................
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO.........................................................................
5 CONCLUSÃO.....................................................................................................
REFERENCIAS..................................................................................................... 1 INTRODUÇÃO
Anteriormente conhecidos como infusórios ou animálculos, os protozoários são organismos unicelulares móveis e eucarióticos (RUPPERT, 2005).
Protozoário é um organismo completo no qual todas as atividades vitais ocorrem dentro dos limites de uma única membrana plasmática (HICKMAN, 2004).
Do número total de espécies de protistas, um pouco mais da metade (cerca de 92.000) são protozoários, um quarto dos quais vivem como simbiontes de outros organismos. Os protozoários parasitas, por exemplo, tem um enorme impacto sobre os seres humanos: milhões de pessoas morrem anualmente de malária e outros protozoários parasitas, protozoários que adoecem e matam gado, aves, peixes e organismos silvestres custam para a economia muitas centenas de milhões de dólares anualmente (RUPPERT, 2005).
A outra face da ecologia dos protozoários, porém, é benéfica. O mutualismo entre protozoários fotossintéticos e os corais esta na base do ecossistema dos recifes de corais, um dos mais diversos na terra. Miríades ocupam os ambientes aquáticos e os solos e desempenham papéis essenciais nas cadeias alimentares, incluindo o controle de populações de bactérias e reciclagem dos nutrientes (RUPPERT, 2005).
2 OBJETIVOS
O presente trabalho teve como objetivo geral o treinamento no cultivo de comunidades