Culturas de Inverno
TREMOÇO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O Tremoço é considerado um importante adubo verde, isso se deve ao fato desta planta possuir mecanismos que melhoram as características físicas, químicas e biológicas do solo. Com base nesse conceito, o presente trabalho tem como objetivo agregar conhecimento sobre a importância desta cultura, bem como mostrar as formas de manejo, época de semeadura, características, exigências climáticas, algumas das principais doenças que prejudicam seu rendimento e os benefícios que essa planta trás.
2 IMPORTÂNCIA DA ADUBAÇÃO VERDE
A adubação verde compreende o cultivo de diferentes espécies vegetais numa mesma área, em sucessão ou simultaneamente, tendo como objetivo proteger o solo da erosão, reduzir a infestação de invasoras, aumentar a matéria orgânica e promover a reciclagem de nutrientes, com efeitos positivos sobre os atributos químicos, físicos e biológicos do solo e sobre a produtividade dos cultivos posteriores (COLOZZI FILHO, et al., 2009). A adubação verde é considerada a incorporação de fitomassa de espécies vegetais ao solo, onde as espécies leguminosas são as mais indicadas para esta finalidade, por apresentarem sistema radicular geralmente profundo e ramificado, com capacidade de fixar o N2 atmosférico, em associação com bactérias de diferentes gêneros da família Rhizobiaceae (MIYASAKA, 1983), sendo também preferidas para a produção de matéria orgânica em virtude da grande massa produzida por unidade de área, da sua riqueza em elementos minerais, da capacidade de mobilização dos nutrientes do solo.
A palhada das leguminosas, devido à simbiose com o Rhizobium, normalmente apresenta maiores teores de nitrogênio quando comparada à de outras espécies, como gramíneas. Essa característica possibilita maior rapidez na decomposição dos restos vegetais, sendo que a decomposição mais rápida