Cultura
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”
A natureza da cultura para os antropólogos se constitui no conceito básico e central de sua ciência, o termo cultura não se restringe só ao campo da antropologia, pois muitas das vezes e usado de maneira informal, pois ela e usada em nível tecnológico ou integração de seus elementos. Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
A antropologia vem elaborando vários conceitos sobre cultura onde a cifra passou de 160 definições, e não chegaram a um consenso a um significado exato do termo, para alguns antropólogos a cultura e um comportamento aprendido, objetos imateriais e materiais para outros se da o contrario, a cultura não são comportamento mas abstrações de comportamentos.
Cultura refere-se e da vasão a vários sentidos, tais como comportamentos sociais do grupo que traduz o desenvolvimento e sentidos. Da arte, moral, costumes, heranças culturais e toda e qualquer necessidade básica como resposta ao ambiente expressa o modo de vida do povo, ocupação, territorialidade, serviços e sensações.
A cultura recebida como herança que é passado e interagido, quando cada um do grupo passa a ser portador de uma cultura. Ela é aprendida pela transmissão de fatores ambientais, psicológicos, sociológicos e históricos contribuindo para compor a cultura e dando estabilidade, e esta vai se inter-relacionando entre si e com as demais, logo ela é continua e cumulativa.
Numa sociedade moderna a cultura varia e se transforma, devido a necessidade de adaptação e de bem estar. Dividem-se em