cultura
Conceito : Afirma-se existir mais de 160 definições diferentes do termo cultura , do latim colere- significa cultivar , também é conhecido como sinônimo de erudição- conhecimento o qual adquirimos por meio da leitura e estudo, ou seja, sabedoria. Cultura é o conjunto complexo que inclui conhecimento, quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem, assim podemos concluir que a cultura é que determina a diferença de comportamento entre os homens. O homem age de acordo com seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado. É afirmativo dizer que não existe nenhum ser humano desprovido de cultura, exceto o recém-nascido e o homo ferus, um porque ainda não sofreu o processo de socialização e o outro porque foi privado do convivío humano.
As diferenças genéticas não determinam as diferenças culturais ,isto é , que o determinismo biológico , não influencia o aprendizado. Isso acontece também referente ao determinismo geográfico, que é possível encontrar uma mesma cultura em espaços fisícos diferentes e , no mesmo lugar , culturas diversas. Nós seres humanos somos os únicos a serem capazes de passar por esse processo de endoculturação-aprendizado, e nos superar e sobreviver. Não existe ser humano sem cultura, todos somos capazes de aprender qualquer cultura, não importando sua raça ou origem. Não existe cultura superior à outra, nem mais lógica, todas elas tem o mesmo valor, seus princípios são válidos para seus respectivos indivíduos.
Vou citar um exemplo: o menino lobo , conhecido como Mogli, na ficção, se perde de sua família ainda bebê no meio de uma selva , e é criado por lobos, com o passar do tempo o menino passa ter hábitos de um lobo. Outro exemplo , não fictício, e das irmãs Amala e Kamala , encontradas na Índia em 1920, quando foram resgatadas, causou espanto pelo comportamento um tanto diferente. Não falavam, andavam de quatro, tinha os rostos inespressivos, comiam carne crua e preferaim a presença de