Cultura
Um estudo inédito para retratar o atual cenário da auditoria interna no País e auxiliar as empresas a identificar as melhores práticas do segmento
Auditoria Interna no Brasil
2007
Tendências, estratégias e desafios da função de auditoria interna
A Deloitte tem a satisfação de apresentar os resultados da primeira pesquisa realizada no Brasil sobre a função de auditoria interna. Esse estudo, que conta com a participação de auditores internos e executivos de negócios de grandes organizações, demonstra o atual cenário da área no País e aponta as principais tendências em curso, as estratégias e o grau de aderência das organizações às melhores práticas. Os resultados também expõem a importância e os principais benefícios da função, bem como os sinais de transformação, os desafios e as expectativas existentes.
Em linhas gerais, a pesquisa confirma o movimento de consolidação da auditoria interna no País, ressaltando sua contribuição para o gerenciamento dos riscos de negócio e sua crescente importância no suporte à governança corporativa. Os resultados também evidenciam a relevância da área para o fortalecimento dos processos e o tratamento de questões relacionadas a controles internos, eficiência operacional e aderência às normas internas e externas.
A pesquisa sinaliza ainda que a auditoria interna deverá estar cada vez mais preparada para demonstrar sua importância na consecução das estratégias de negócio da organização e na geração de valor à empresa.
Uma constatação positiva apontada pelo estudo é que não há diferenças substanciais entre as respostas de auditores e executivos de negócios em relação aos benefícios proporcionados pela área. Por outro lado, foram observadas necessidades de melhoria do processo de comunicação, da forma de mensuração dos resultados e do conhecimento, por parte dos auditores, das particularidades da empresa e de seu segmento de atuação.
Outro ponto a destacar é a