cultura
As diferenças culturais ultrapassam aos costumes mais visíveis como religião, danças e comidas típicas. Estão presentes também em como as pessoas se movimentam ao andar, falar, paquerar até mesmo ao rir. Alguns povos são discretos ao acharem algo engraçado, outros são muito escandalosos... Podem variar também sobre o que se acha graça, os americanos morrem de rir quando atores em cena jogam tortas uns nos outros, os brasileiros adoram piadas relacionadas ‘a sexualidade e os japoneses muitas vezes riem em situações desagradáveis para serem educados.
Há uma história verdadeira que pode ilustrar bem sobre isso: “Uma jovem da Bulgária ofereceu um jantar para os estudantes americanos, colegas de seu marido, e entre eles foi convidado um jovem asiático. Após os convidados terem terminado os seus pratos, a anfitriã perguntou quem gostaria de repetir, pois uma anfitriã búlgara que deixasse os seus convidados se retirarem famintos estaria desgraçada. O estudante asiático aceitou um segundo prato, e um terceiro – enquanto a anfitriã ansiosamente preparava mais comida na cozinha. Finalmente, no meio do seu quarto prato o estudante caiu ao solo, convencido de que agiu melhor do que insultar a anfitriã pela recusa da comida que lhe era oferecida, conforme o costume de seu país.” (Roger Keesing)
Ainda que todos falassem a língua inglesa e estivessem conversando ‘a mesa, ter um costume diferente e não ser compreendido por causa dele é o mesmo que não falar o mesmo idioma e pretender uma convivência plena. A cultura é um conjunto de símbolos, signos e significados, todos os costumes, por mais naturais que pareçam são dotados de sentidos para um povo e não para todos.
HÁBITOS ALIMENTARES AQUI E EM OUTROS LUGARES
Reconhecer o caráter cultural e histórico dos hábitos alimentares do Cariri (Aracaju) está diretamente ligado a conhecer a história de seu povo e de sua formação. A alimentação espelha as crenças e o modo de vida das pessoas, como os mitos