Cultura
Curso de Administração Pública
EAD355 - SEMINARIO TEMATICO: CULTURA BRAS. ASPECTOS GERAIS
CULTURA
NAS
ORGANIZAÇÕES
As organizações são essencialmente formadas por seres humanos e cada ser humano traz consigo uma série de conhecimentos e percepções que foram adquiridas com o passar do tempo, fruto muitas vezes das relações interpessoais adquiridas no decorrer de sua vida. Tais percepções interferem diretamente nas próprias relações ocorridas no ambiente da empresa criando o que chamamos de cultura organizacional.
A Cultura Organizacional é , portanto, compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determinada organização.
Segundo Newstrom (2008) :
“o sistema de leis e normas das organizações, quando em contato com os princípios morais, éticas e culturais dos seus colaboradores propicia o desenvolvimento de um complexo sistema de relações de leis, costumes e valores que dará procedência ao comportamento organizacional, único de cada organização. Além do estabelecimento de relações complexas, a cultura organizacional possibilita o desenvolvimento de regimentos que governam o comportamento destes que fazem parte da organização.”
A cultura organizacional está diretamente ligada às relações envolvidas entres as pessoas de uma determinada organização e na forma como elas se relacionam com o meio. “Falar em cultura implica falar sobre a capacidade de interação do indivíduo à realidade do grupo no qual está inserido” (PIRES, MACÊDO, 2005. p. 84). A cultura não é inata, mas deve ser aprendida. É um processo contínuo e duradouro, permitindo que cada colaborador compartilhe os aprendizados e percepções adquiridas no decorrer de sua vida, tantos uns com os outros como com a própria organização. Paz e Tamayo
(2004) descrevem sobre um conjunto de fatores a serem analisados, mensurados e avaliados, considerados como aspectos de suma importância para a compreensão do que vem a