Cultura
Resenha: O que é cultura (José Luiz dos Santos)
O que se entende por cultura
Há varias concepções de cultura, desde aquilo que se sabe até aquilo que se acredita, mas são duas as concepções básicas de cultura. A primeira se preocupa com todos os aspectos de uma realidade social, estudando os agrupamentos sociais, organização social e aspectos materiais. É mais usual quando se fala de povos e de realidade diferente da nossa. A segunda concepção se refere mais ao especifico, como as crenças, a literatura ou a maneira como eles existem na vida social.A cultura é dinâmica, não está estagnada, ela muda constantemente.
Desde a antiguidade a cultura é estudada, mas só na Alemanha do século XVIII que houve um estudo sistemático. A Alemanha que era dividida politicamente, por isso esse estudo tem um sentido especial: procurar uma unidade viva de nação.
No século XIX esse estudo sistemático foi intensificado nas ciências sociais, quando a Europa começou a manter contato com outros mercados e povos antes isolados, que passaram a ser subjugados, e esse a cultura pôde ser estudada por uma visão diferente da religiosa já que no século XIX tornou-se dominante na ciência uma visão laica, independente da igreja católica.Surge a ideia de evolução linear, tanto na biologia como na sociedade, que auxiliou como justificativa de dominação cultural, política e econômica de tudo que não fosse ocidental, europeu, como esses povos subjugados.
O estudo da cultura é muito importante para a criação de uma unidade nacional, e na America latina, e no Brasil esse estudo se refere a uma historia de contribuições de múltipla origem, adotado o ponto de vista do mundo ocidental.
A cultura pode referir-se a “alta-cultura”, que seria o oposto a selvageria, um sinônimo de civilização, e a cultura pode se referir a qualquer cultura, que considera todas as formas da existência humana, costumando ser esse o sentido abordado nas ciências humanas.
O estudo da cultura como