CULTURA
Mônica Santiago
PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – 3º PERÍODO
“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS
CULTURAIS”
TEMA: A ARTE NA SOCIEDADE
São Paulo – SP2013
INTRODUÇÃO
Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema.
O ensino da Arte foi tornado obrigatório no Brasil em 1971, pela Lei de
Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – Lei 5692/71. Não havia, neste período, cursos de formação de professores de Arte nas universidades brasileiras. Por isso, em 1973, visando atender rapidamente a demanda criada pela lei, o governo criou o curso de graduação em Educação Artística, cuja modalidade em Licenciatura Curta, com duração de apenas dois anos, permitiu aos graduados lecionar no 1° Grau.
Esse trabalho tem como foco mostrar a importância e contribuição da arte na escola e na sociedade, com amostras das Obras do Museu de Arte de São Paulo
Assis Chateaubriand (MASP). Através da arte nos os sensibilizamos e crescemos interiormente.
Nos PCN:
“ ...entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da significação do que fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética, alimentada pelo contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura através da história e como conjunto organizado de relações formais...Ao fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo.” (p.44)