Cultura
O conceito de cultura erudita foi criado a partir do século XVI, por oposição do conceito de arte popular, pois a mesma era mais cultivada, própria dos grupos sociais dominantes.
Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto. É um adjetivo que pode estar relacionado à música, leitura, ou à cultura em geral. Está relacionada a qualquer coisa que seja bem elaborada, estudada, cuidada. É também, aquela pessoa que tem vontade de aprender sempre, que está sempre estudando, procurando se aprofundar em assuntos cultos, sobre a história do mundo, das artes, da música. É uma produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade. É produzida por uma minoria de intelectuais diversas especialidades geralmente dos segmentos superiores da classe média e alta, de uma elite social, econômica, política e cultural.
Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento por isso não é viável a uma maioria, e sim a uma classe que possua condições para investir nesses estudos a fim de obter o conhecimento.
A arte erudita é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação. É oposta à cultura de massa e mais próxima à cultura popular, mas o que as diferencia é que a popular se passa por tradição familiar ligada ao local onde vivem, e não é aprendida em academias ou escolas. Porém a sociedade brasileira está cada vez mais tendo acesso a cultura erudita por meio de programas de televisão como o propósito da TV Cultura e Futura e também o baixo valor para entrar em Museus e Centros Culturais, sem contar que alguns deles podem entrar gratuitamente, como é o caso da CPFL Cultura, eventos da Fnac, Itaú Cultural, Caixa Cultural que promovem palestras, debates, exposições, entre outros. Em várias localidades é apresentado nos grandes pátios Orquestras Sinfônicas abertas para o público, festivais de músicas e diferentes eventos promovidos pela