cultura
A cultura de massa é produto de uma influencia da mídia e da indústria cultural. O meio de comunicação que mais pode fazer com o que soframos essa influencia, é a televisão. Ela, através de propagandas, novelas, programas, reality shows e dentre outras programações, nos passa um comando daquilo que esta ‘na moda’ ou que ‘ aquilo é o que todo mundo usa’ ou ’aquele programa é o que todos assistem ‘, e a partir disso, somos influenciados conscientemente ou inconscientemente a comprar determinado produto ou praticar determinada ação, porque estapassando na TV.
Quem nunca que, ao ver uma atriz usar uma determinada roupa (mesmo sendo feia), não desejou ter igual? Quem ainda não pintou as unhas de cores fortes e florescente (rosa choque, verde, azul, vermelha e etc.), por que no desfile de verão da São Paulo Fashion Week, os estilistas falaram que seria a ‘onda’ do verão?
Todos os dias podemos observar o quanto os meios de comunicação que nos passam produtos da Indústria cultural nos influenciam; e isso é de fácil observação.
Cultura Popular
Partindo de uma acepção de cultura no sentido mais amplo possível - ou seja, cultura não só como o produto ou construção cultural, mas também as relações e as diversas maneiras de pensar realidade – chegaremos a uma primeira conclusão inequívoca: toda cultura é , por definição, popular.
Expliquemos melhor. Popular, segundo o Aurélio, guarda cinco possíveis variantes, sem que , entretanto, nenhuma delas lhe esgote o conteúdo em definitivo. Vejamos:
P1- Do, oupróprio do povo;
2- Feito para o povo
3- Agradável ao povo, que tem as simpatias dele;
4- Democrático;
5- Vulgar, trivial, ordinário, plebeu
Interfere-se que o adjetivo popular, quando adotado em parceria com o vocábulo cultura restringe, aparentemente, o teor desta,