Cultura
Prof. Raul Barreto
Tema da Aula:
CULTURA: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS E CONCEITUAIS
PROBLEMATIZANDO
Na sua opinião, o que é cultura?
POR EXCLUSÃO
Talvez seja mais viável iniciarmos nossa discussão identificando aquilo o que a “cultura” não é.
NEM ISSO...
Inicialmente, cultura não é sinônimo de escolaridade ou de “boa” educação.
NEM AQUILO...
Do mesmo modo, a cultura não pode ser resumida ao campo das artes e suas manifestações.
UM DESAFIO
Na verdade, a “cultura” é por demais abstrata, subjetiva e complexa para ser definida em poucas palavras ou ser interpretada de uma mesma forma.
DESVENDANDO...
Mas, em geral, se estamos tratando de: Tradições, práticas e costumes; Artes, línguas e comunicação; Ideologia, religião e religiosidade; Culinária, alimentos e alimentação; Cotidiano, valores e relações sociais; Patriotismo, nacionalismo e nacionalidade; Enfim, modos de vestir, falar, viver, pensar...
RESULTADO:
... então estamos falando de cultura, de construção humana.
QUE ABRANGÊNCIA!
“É cada vez mais difícil dizer o que não faz parte da ‘cultura’”.
Peter Burke
ETIMOLOGIA
A origem do termo “cultura”:
O verbo cólere, de que deriva “cultura”, exprime a ideia de “cuidar” e “revolver” a terra para que esta produza mais e melhor. Significa, originariamente, o trabalho agrícola, o cultivo do solo. Com o decorrer do tempo, passando pelos romanos e pela Renascença, o verbo cólere passou a adquirir vários outros sentidos, como “habitar”, “honrar” e “venerar”.
NO DICIONÁRIO...
Cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade.
OUTRO SIGNIFICADO
Cultura é o amplo, complexo e dinâmico conjunto – social e historicamente construído – de manifestações, pensamentos, práticas, costumes, tradições, valores e instituições que marcam a existência de