cultura
“à evolução da mente”. Indica um estado cultural considerado mais evoluído ou desenvolvido, de “pessoas de cultura”. Também identificado, muitas vezes, com arte ou produção artística. Nestes casos, quem, historicamente, tem definido o que é “culto”,
“evoluído” e “desenvolvido” tem sido algum corpo de elite de uma classe dominante.
Portanto, frequentemente, este conceito de cultura tem um viés elitista.
No sentido mais amplo, cultura diz respeito ao “modo de vida” de um povo, nação ou grupo social mais restrito. É entendida como conjunto de símbolos, um sistema de significações, o acúmulo de idéias, práticas, meios de produção e produtos relacionados a um grupo social - podendo ser uma ordem social relativamente “completa”, ou um pequeno agrupamento presente no interior desta. Enfim, de qualquer agrupamento social.
No sentido mais amplo, ideologia é uma visão de mundo. É, assim, uma concepção do mundo, um sistema de valores, opiniões, crenças que representam um leitura social da realidade, uma visão do real. Mesmo sendo identificadas num indivíduo, a ideologia é uma representação ou uma combinação de representações sociais, menos ou mais coerentes.
Assim, a ideologia traduz, até certo ponto, o que é um grupo social - naquilo que são suas representações sociais da realidade - e do que pode orientar suas ações.
A ideologia dominante é a ideologia da classe economicamente dominante, já disse Marx
(s.d.). Mas isto não ocorre como um reflexo automático da economia para as mentes.
Ocorre porque: a produção econômica (desde a divisão social do trabalho até os meios de produção mais específicos e constantemente atualizados) tende a organizar não somente a maneira como o