cultura
Atualmente, o inglês deixou de ser apenas um curso extracurricular e passou a ser considerada uma obrigação, pois é exigido em muitas provas, entrevistas de emprego, etc. Porém, sabemos que, com exceção daqueles que têm aulas de inglês fora da escola, muitos alunos pegam seus diplomas sem ter o inglês necessário para essas exigências.
O professor de língua inglesa muitas vezes se depara com alunos indisciplinados, desmotivados e ainda têm que enfrentar a pequena carga horária disponível para as aulas de línguas estrangeiras. De acordo com os PCN, para facilitar a aprendizagem, os conteúdos são dados de modo simplificado, com diálogos pouco significativos ou pequenos textos, explorando palavras e estruturas gramaticais, trabalhados em forma de exercícios de tradução, cópia, transformação e repetição. Aqui vamos mostrar como o ensino através da musica pode mudar essa situação e como a musica é importante para o desenvolvimento de um aluno.
1. MEMÓRIA
Ela é responsável por você saber o nome das coisas à sua volta, por você conseguir ler um texto sem vê-lo apenas como um conjunto de signos e, também, por tudo o que você aprende. Com ela, você sabe o que terá que fazer após sair da cama e também consegue lembrar-se do tombo que levou quando estava no jardim de infância.
Tudo o que escutamos, sentimos e observamos chamamos de registros sensoriais e estes captam informações o tempo todo. Por este motivo, ao captar novas informações, as antigas precisam ser eliminadas. Comparando informações visuais e auditivas, George Sperling afirma que esta última desaparece mais lentamente.
Muitas vezes, desejamos que certas informações permaneçam “guardadas” em nossa memória e, para isso, é necessário colocar atenção nesta informação ao ser captada por nossos registros sensoriais. Porém, isso não é tão fácil assim e não basta você decidir que vai atentar a uma informação sem que haja certo estímulo para que sua atenção permaneça ali.
Nós atentamos conscientemente