Cultura
Cultura é tudo aquilo que se dizem respeito à arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos adquiridos pelo homem / sociedade. Cada país, região tem sua própria cultura, ex: a cultura brasileira é marcada pela musica, no caso do samba, a comida no caso do arroz e feijão, etc.
A cultura também é definida como um conjunto de idéias, comportamentos, pratica sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. É um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois ao passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar, é claro que alguns fatores fazem com que a cultura fique praticamente intacta.
Citamos outro ponto da cultura que chamamos de Diversidade Cultural, ou seja, tem como uma função de unir todas as diferenças culturais em uma “única” de forma que se organizam suas concepções religiosas e morais, as danças, maneiras de se vestir, suas tradições. Essas diferenças culturais que exista variações na forma de como a sociedade se organiza, e a maneira que interagem ao meio.
Uma das principais características e importância do gestor dentro das organizações é gerenciar e desenvolver pessoas e processos e ter a capacidade de liderar uma equipe, considerando o fato de que o gestor cumpre o papel de intermediar as relações entre a alta administração e a base operativa dentro da pirâmide organizacional. Dessa forma, considerando que cada organização possui uma cultura determinante, que irá orientar o comportamento de seus membros, se torna fundamental que o gestor se adapte a essa cultura, pois esta é a melhor forma de alcançar resultados relevantes na organização, além do que este gestor também terá a missão de difundir os objetivos e os valores da mesma. É claro que, na maioria das vezes, esse processo de adaptação e, de certa forma, a ação de adotar uma cultura organizacional definida não é fácil, existem vários choques internos, relacionados à hierarquia