Vida de Platão
- Seu temperamento artístico manifestava características de gênio grego.
- Quando jovem deu livre curso ao seu talento poético que permaneceu a vida toda.
- Aos 20 anos Platão encontrou-se com Sócrates e tornou-se seu discípulo, tendo 8 anos de ensinamentos e amizade com o mestre ate a sua morte.
- Quando estava com 40 anos Platão viajou para a Magna para conhecer mais de perto as comunidades pitagóricas. Em meio essas viagens Platão conheceu Dionísio, que o convidou para ir à Siracusa na Sicília. Dionísio deu liberdade de expressão para Platão, porem quando se sentiu ofendido por algumas declarações, vendeu Platão no mercado de escravos.
- Alguns filósofos juntaram dinheiro e compraram Platão e o mandaram de volta para a Grécia.
- Quando voltou, fundou a Academia, a instituição adquiriu prestigio e a ela ocorriam inúmeros jovens e homens ilustres em busca de instruções e afim de debater idéias.
- Após a morte de Dionísio, Platão retornou a Siracusa mais 2 vezes com o mesmo objetivo porem fracassou.
- De volta a Atenas Platão permaneceu na direção da Academia até a sua morte em 347a.C.
- Platão procura determinar a relação entre o conceito e a realidade fazendo deste problema o ponto de partida da sua filosofia
- Desenvolveu a noção de que o homem esta em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível.
- A inteligível é a realidade imutável, igual a si mesma.
- A sensível são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis.
- Esse conceito de Platão é conhecida por “Teoria da Idéias” ou “Teoria das Formas”. Esta teoria diz que a realidade mais fundamental é composta de idéias ou formas abstratas, porem substanciais.
- Para ele as idéias ou formas são os únicos objetos possíveis de oferecer verdadeiro conhecimento.
- As idéias