Cultura e Sociedade
1. O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros,, de modo que, ao nascer, a criança encontra o mundo de valores já dados, onde ela vai se situar. A língua que aprende, a maneira de se alimentar, o jeito de se sentar, andar, correr... Tudo enfim, se acha codificado.
2. Cultura popular seria aquela que é produto de um saber não institucionalizados, que não se aprende em colégios ou academias; Exemplo disso é o crochê, ou a culinária tradicional, ou ainda a literatura de cordel.
3. Cultura erudita é aquela proveniente de estudos, produzida através de pesquisas, análises teóricas, experimentação. É a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade, já que está diretamente ligada a produção de conhecimento. A ela se deve os avanços tecnológicos, da medicina, da antropologia, da informática entre outros. Influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, pois sua evolução sempre gera algum ganho para a sociedade. Por ser uma cultura adquirida através de esforços educacionais não é democrática como a popular, o que torna pequeno o número de eruditos.
4. Multiculturalismo existe a convivência em um país, região ou local de diferentes culturas e tradições. O multiculturalismo é pluralista.
Pluralismo é uma características de sociedades livres, em que há convivência pacífica e respeitosa entre pensamentos diferentes.
Universalismo é um termo com várias acepções, a depender da corrente de pensamento.
Relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma ideia absoluta, categórica.
5. O multiculturalismo é pluralista, pois aceita diversos