Cultura e Sociedade
CONCEITO ANTROPÓLÓGICO
A antropologia propõe que a cultura é a base de nossa forma de encarar o mundo à nossa volta e dar formas e significados a ele.
Segundo a antropologia, o ser humano nunca foi uma espécie apenas por suas habilidades orgânicas, como capacidade de raciocínio e postura ereta. Pelo contrário, essas características foram acentuadas, pois nossos ancestrais se comportavam de forma cultural. Nesse comportamento podemos citar:
- desenvolvimento de tecnologia e de saberes;
- desenvolvimento de linguagens para a comunicação;
- regras de comportamento em grupo;
- ideias e crenças;
- tradições e hábitos comuns, etc...
CONCEITO HISTÓRICO
A abordagem da cultura na perspectiva histórica irá refletir essa relação do homem com a natureza e com outros homens na sua produção material, momento em que seu próprio existir adquire sentido como natureza humana.
Em uma perspectiva histórica, a cultura se apresenta nas diferentes necessidades geradas no processo de desenvolvimento do trabalho que se dá em condições determinadas e não escolhidas, nas quais os homens produzem materialmente sua cultura e dão sentidos a essa produção material.
A compreensão do conceito de cultura foi enfocada em diversas áreas do conhecimento, pois a cultura se efetiva na interação do homem com o outro e nas suas relações com o trabalho. Nesta perspectiva, percebe-se a influência da sociedade, em diferentes momentos históricos, na construção deste conceito, bem como, a influência da ideologia presente nos diversos campos de atuação do homem em sociedade.
CONCEITO BÁSICO
Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Por exemplo: a terra é natureza e o plantio é cultura. É o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade.
CONCEITO FILOSÓFICO
Significa que o homem não apenas sente, faz e age com