cultura e sociedade
RESPONDA
1. Geertz define cultura como “teia de significados”. Explicite o pensamento do autor.
A cultura é o meio em que se vive, sua aprendizagem se da através deste meio, mediante a realidade vivida a partir do que lhe é oferecido e fornecido dentro da própria cultura vivenciada, teia de significado é a própria cultura do meio, onde há costumes, crendices, leis, normas adquiridas( berço).
2. O que você entende por etnocentrismo? Explique o “perigo” da reação ao etnocentrismo.
É um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófoba
3. Não existe cultura superior nem cultura inferior, o que existe são culturas diferentes. Explique essa afirmação tendo em vista a ideia de cultura como “teias de significados”.
Não existe cultura superior e nem inferior porque a cultura é vivenciada dentro de um meio, um contexto em que as pessoas se relacionam e vivem de forma conjunta adquirida pelos seus costumes e vivencias diante das suas realidades.
4. Por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”? Explique.
Por que a antropologia é ir alem, é desafiar, é mostrar o lugar é ser capaz se entrgar a empatia e de deixar colocar em um lugar diferente do seu, é conhecer o outro, compreender e respeitar, é reconhecer e sobre tudo, a existência da assimetria e da diversidade.
5. “Tornar o estranho familiar e enxergar o mais familiar com espanto e