Cultura e religiao no brasil
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
O povo brasileiro descende de uma mistura de raças.Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana.
No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na língua, culinária, música e outros aspectos. Outras etnias, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.
Religiões no Brasil
Existe uma ampla variedade de experiências reliogiosas no Brasil. Temos aqui uma religião,o catolicismo ramano, que ate há pouco tempo (1891) foi praticamente a única – e oficial. Mas a ela se somaram outras: protestantes ou evangélicas,além de crenças religiosas indígenas,das trazidas pelos escravos africanos e de varias outras (inclusive orientais) que penetraram no Brasil. Existe,por exemplo,a Africa dos escravos com seus terreiros, tambores, idiomas secretos, orixás e ritos de sacrifício,mas há também o