cultura e musica canadense
Cultura do Canadá
A Canadá tem como uma de suas características principais a diversidade de raças e culturas. O governo canadense adotou oficialmente a política de multiculturalismo em 1971. Desde então, o país passou oficialmente a ser considerado Multicultural, onde todas as culturas são consideradas igualmente importantes, e por consequência, valorizadas por igual.
Língua
O Canadá possui dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. Ambos são usados no Parlamento do Canadá. Em 7 de julho de 1969, o Canadá a tornar-se uma nação bilíngue com a adoção do francês como segunda língua oficial. Cerca de 80% dos canadenses que falam francês vivem na Província de Quebec.
Religião
A maior parte dos canadenses é cristã, sendo desses 43% católicos romanos e 38% protestantes. A fatia restante divide-se entre canadenses que possuem outra religião (como o islamismo, por exemplo) e aqueles que não possuem religião.
Música
A música, seja ela clássica, rock, jazz ou ópera, sempre teve um lugar de destaque no Canadá e os canadenses fizeram sua marca, superando as barreiras étnicas e culturais.
Bryan Adams, Céline Dion e Leonard Cohen são cantores pop com fãs no mundo inteiro, enquanto Roch Voisine e Daniel Lavoie conquistaram o coração das audiências francófonas do mundo todo.
O festival anual de jazz de Montreal é conhecido internacionalmente e é parada obrigatória no itinerário de todos os fãs de jazz. Grupos como o UZEB conquistaram o seu lugar dentre as melhores bandas de jazz do mundo. Oscar Peterson é um dos grandes jazzistas de todos os tempos e outros, como Lorraine Desmarais, Oliver Jones, Karen Young, Michel Donato e Ed Bickert têm construído sólida reputação.
Os canadenses também apreciam a música clássica. Várias cidades têm suas próprias orquestras sinfônicas. Muitos conjuntos, tais como o I Musici e o Taffelmusik são comumente apresentados nos maiores festivais internacionais como sinônimo de qualidade. Dentre todas as