Slide Apostila Portugues T Cnico
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
PORTUGUÊS
TÉCNICO
Processo Minero Químico
Texto – é um conjunto de ideias organizadas e relacionadas entre si, formando um todo significativo capaz de produzir interação comunicativa (capacidade de codificar e decodificar).
Contexto – um texto é constituído por diversas frases. Em cada uma delas, há uma informação que se liga com a anterior e/ou com a posterior, criando condições para a estruturação do conteúdo a ser transmitido. Intertexto – comumente, os textos apresentam referências diretas ou indiretas a outros autores através de citações.
Professora: JOSIANE COSTA ARAÚJO
Interpretação de Texto - o objetivo da interpretação de um texto é a identificação de sua ideia principal. A partir daí, localizam-se as ideias secundárias - ou fundamentações -, as argumentações – ou explicações, que levam ao esclarecimento das questões apresentadas .
INTERPRETAR E
COMPREENDER SIGNIFICA:
•
•
•
•
•
•
•
•
Conhecimento histórico-literário (escolas e gêneros literários, estrutura do texto), leitura e prática;
Conhecimento gramatical, estilístico (qualidades do texto) e semântico; Capacidade de observação e de síntese;
Capacidade de raciocínio,
Entendimento, atenção ao que realmente está escrito;
Extrapolação = ocorre quando se sai do contexto, acrescentando ideias que não estão no texto, quer por conhecimento prévio do tema quer pela imaginação,
Redução = é o oposto da extrapolação. Dá-se atenção apenas a um aspecto (esquecendo que um texto é um conjunto de ideias), o que pode ser insuficiente para o entendimento do tema desenvolvido, Contradição = às vezes o texto apresenta ideias contrárias às do candidato, fazendo-o tirar conclusões equivocadas e, consequentemente, errar a questão.
TIPOS TEXTUAIS
Textos Narrativos: constituem-se de verbos de ação demarcados no tempo do universo narrado, como também de advérbios, como é o caso de antes, agora, depois, entre outros...
Exemplo: Ela entrava em seu carro quando ele apareceu. Depois de muita