Cultura e Globalização
51
problematização:
O novo cenário mundial marcado pela globalização propõe mudança e reestruturação dos vários campos e espaços da vida social e política. Dinâmicas e rápidas as transformações que se processa no mundo globalizado, refletem no trabalho e impõem a modernização tecnológica e organizacional. Diante desse processo de reformulações e novas problematizações, as organizações adotam modos distintos de pensar, de se organizar e de agir, modificando, aparentemente, as relações entre capital e trabalho.
Hoje, novo modelo que marca as relações de trabalho e poder nas organizações pode ser encarado como conseqüência das atuais transformações da economia mundial, estimulando o aumento da competitividade e da produtividade de grandes empresas nacionais e multinacionais e/ou transnacionais?
Dentro dessa perspectiva, empresas seriam induzidas a adotar políticas organizacionais, em que a sociabilidade, a cooperação e a participação são elementos chaves para a manutenção de um poder legitimado e desejado pela empresa?
Por outro lado, a busca por condições que satisfaçam os dos trabalhadores no ambiente de trabalho se torna fundamental para o desenvolvimento e o êxito das
Aula 05
PODER E CULTURA
ORGANIZACIONAL: SUAS
IMPLICAÇÕES SOBRE A
REESTRUTURAÇÃO DO
TRABALHO E DA PRODUÇÃO
52
Sociologia Aplicada - Pedro Rauber - UNIGRAN organizações do trabalho. Como essas concepções vem sendo gestadas e difundidas no mundo do trabalho?
Para situar o enfoque "cultura organizacional", optamos por abordar o tema
"cultura" de modo mais amplo, tratando, inicialmente, da cultura numa abordagem antropológica, passando para a contextualização da cultura na globalização e, finalmente, tratando da cultura nas organizações. No final, apresentamos algumas conclusões e remetemos você a algumas leituras de diversos autores para realizar as atividades propostas.
Instituições Sociais: Para Ogburn e Nimkoff – “As instituições sociais são um dos
diversos