Cultura, Um conceito antropológico.
Cultura condiciona a visão de mundo do homem;
Para Ruth Benedict Cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo, homens de culturas diferentes usam lentes diversas e por este motivo possuem visões diferentes do mundo em que vivemos. Desde que nascemos sofremos influencia cultural, através dos nossos familiares e seus costumes, que nos condicionam a reagir de forma negativa aos que agem fora dos padrões aceitos pela maioria.
O modo de ver o mundo, a ordem moral a valorativa, os diferentes comportamentos sociais, postura e etc. são produtos de uma herança cultural, é o resultado de uma determinada cultura sobre nós.
Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente diferenciados, por meio de seus hábitos de lazer, de se vestir, de se alimentar, de agir, de interagir e também através de diferenças linguísticas. Somos todos iguais, dotados do mesmo equipamento anatômico, porem nos diferenciamos pela forma da utilização do mesmo e pelos exemplos citados acima.
Pelo fato de que o homem vê o mundo e age conforme sua cultura, indivíduos que venham de sistemas diferentes nem sempre são aceitos em novos grupos, o que gera conflitos sociais, pois praticas de outros sistemas culturais são consideradas absurdas, deprimentes e imorais.
Exemplo: Para descrever essa situação busco um exemplo bem próximo de todos nós. Diariamente convivemos com pessoas que vieram de vários cantos do Brasil para estudar em Curitibanos, essa convivência gera uma troca de informações, curiosidades, hábitos e etc.
A cultura interfere no plano biológico;
A partir de uma determinada situação de crise, os membros de uma cultura abandonam a crença em seus valores e consequentemente perdem a motivação que os mantem vivos e unidos. As crises podem surgir por vários motivos, como crise, desordem, falta de alimentos e assim por diante, porem a cultura é extremamente importante para solucionar esses problemas, através dos