Cultura religiosa
Origem – Surgiu na Índia em 1500 a. C, sem fundador individualizado e tem 810 milhões de adeptos (1999).
Livros Sagrados – Vedas, Brahmanas, Upanichades.
Principais doutrinas – As doutrinas e práticas são bastante diferentes, adaptando-se a vários conceitos. A única regra universalmente aceita é a de seguir as normas de sua casta na expectativa de um futuro feliz para si mesmo.
- DEUS: acreditam na existência de 33.333 deuses, destacam-se três: BRAHMA (criador), VISNHU (conservador) e SHIVA (destruidor).
- CASTAS: cinco diferentes classes: 1)Brahmanes: sacerdotes; 2)reis e guereiros; 3)artesãos, negociantes e agricultores; 4)povo ou súditos; 5) parias ou escravos.
- REENCARNAÇÃO: existe a possibilidade de a alma encarnar numa casta superior ou inferior, ou num animal (último estágio é a VACA) e até numa cenoura. Lei do Carma: o futuro do homem é determinado por seus pensamentos, palavras e ações nessa encarnação. O Hinduísmo entende que o homem é hoje o resultado de suas ações e estado anterior de vida.
- VEGETARIANOS: abstêm-se de comer carne para evitar o perigo de engolir uma divindade ou parente.
- NÃO-VIOLENTOS: porque em cada pessoa pode estar encarnado um antepassado seu.
- RIO E CIDADE SAGRADA: Ganges é o rio onde fazem abluções ou banhos de purificação. Benares é considerada cidade sagrada pelos hindus.
Países adeptos - Nepal, Bangladesh e Sri Lanka.
Animais Sagrados - Vaca, Macaco, Crocodilo e Cobra.
BUDISMO
Origem – Séc. VI a. C. no Nepal, norte da Índia, como uma dissidência do Hinduísmo. Fundador SDHARTA GAUTAMA, chamado de Buda o iluminado. Tem 360 milhões de adeptos (2004).
Doutrinas – Sua doutrina baseia-se em 4 verdades:
1 – O sofrimento é universal;
2 – A causa do sofrimento é o desejo interno;
3 – Necessidade de dominar o desejo e aniquilar a ambição;
4 – Mostrar os oito caminhos: fé justa, resolução justa, palavra justa, conduta justa, ocupação justa, esforço justo, pensamento justo