cultura religiosa
DREHER, Marin N. A crise e a Renovação da Igreja no Período da Reforma. Coleção Histórica da Igreja, v. 3. São Leopoldo: Sinodal, 1996.
DADOS DO AUTOR
Martin Norberto Dreher cursou Teologia na Faculdade de Teologia da IECLB, formando-se em 1970. Possui doutorado em História da Igreja, pela Ludwig- Maximilians Universitat, em Munique (1975). Foi professor de Teologia e pastor em diversas paróquias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), tem diversas obras vinculadas à história da Reforma do século XVI, da igreja da América Latina, história da colonização e imigração da América Latina, principalmente germânica, Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América. Atuando principalmente nos seguintes temas: teologia histórica, Luteranismo, Protestantismo, Brasil.
RESUMO
A Reforma não pode ser explicada a partir de um único acontecimento ou a partir de uma única pessoa, [não iniciou com a divulgação das 95 teses de Lutero em 31 de outubro de 1517. Muitos antes haviam sido difundidos idéias, despertados sentimentos que provocaram e possibilitaram o conflito com a Igreja de então. Ao não observar as maiores necessidades religiosas das pessoas, ao não verificar a emancipação dos crentes em questões de fé e ao não substituir as estruturas entrementes arcaicas da Idade Média, a Igreja criou as condições e os pressupostos para o clamor por uma Reforma. [Neste contexto histórico de crise religiosa suje um eximo reformador que questionou a autoridade Papal de seu tempo] Martin Luder (ou Ludher) nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, e foi batizado no dia seguinte, recebendo o nome do santo do dia. O sobrenome só foi alterado quando da descoberta da justificação por graça e fé. Ao ingressar na Universidade de Erfut, o registro acadêmico lhe deu o sobre nome Luder. Seu pai, Hans, era filho de agricultores e natural de Möhra, na