Cultura, População Brasileira e
A População Brasileira e a Diversidade Nacional
Consumo x Consumismo
A Noção de Cultura e a Ideia de Cultura de Massa Cultura é um conjunto de crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais em que o ser humano está inserido e que identificam uma sociedade, que é transmitida através da linguagem de geração a geração. É desenvolvida por meio de comportamentos aprendidos e recriados e podem compreender elementos materiais (vestuário, alimentação) e imateriais (crenças, ideologias, valores).
A cultura exerce algumas funções na sociedade, como: satisfazer as necessidades humanas, limitar normativamente essas necessidades e em alguns casos, implicam de forma a violar a condição natural do homem (padrões de beleza, prestígio social-fazem as pessoas terem atitudes incompatíveis com seu modo de viver). Figura 1: Exemplo de Culturas – Comidas, Festas e Práticas.
A cultura de massa é um produto da indústria cultural, típica das sociedades capitalistas que se referem aos aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário, que podem ser acessados por todas as pessoas, mas cada grupo irá interpretá-la de uma maneira, podendo ou não adicioná-las a sua realidade e como a indústria cultural não para de criar modas e gostos, a cultura de massa fica cada vez mais evidente na sociedade atual.
Figura 2: Exemplos de Cultura de Massa
Conclui-se que, a cultura é essencial para que caracterizar a sociedade e que ela compreende fatores físicos, religiosos e sociais, que permite diferenciar os indivíduos e seus costumes. Já a cultura de massa, foca o aspecto econômico das pessoas, pois está relacionado com as marcas dos produtos e serviços.
A População Brasileira e a Diversidade Nacional
Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa, a população total