Cultura popular
Para tanto, os estudantes que examinaram este capítulo, tinham a intenção de estudar as estratégias de um grupo cuja prática musical se inseria na cultura popular e assim entenderiam como a realização desta ocorria dentro de um cenário contemporâneo sujeito aos impactos da globalização. Além disso, vivemos em uma sociedade onde esta ocorrendo várias transformações no seu cotidiano, dentre elas encontramos a cultura popular que tem suma importância para construção de valores de nossa sociedade.
No entanto, eles perceberam que a prática do tambor, objeto estudo desta pesquisa, estava declinando com o passar dos anos, pois a população daquela região não tinha mais satisfação na realização daquela manifestação popular, destarte conservavam os verdadeiros segredos do exercício do tambor, a fim, de manter viva a cultura popular daquele local. Além disso, o tambor que também é conhecido como jongo estava perdendo a sua essência, passando a ser apresentado em forma de espetáculo e mediante ao pagamento de remuneração fixa por cada exposição.
Deste modo, pudemos compreender que as manifestações culturais vêm se misturando entre passado e presente e que varias são as visões que se entrecruzam, considerando assim o tambor um movimento de rearticulação positiva que faz com que as pessoas o pratiquem por gosto e não como atividade remunerada.
Enfim, encontramos na história do tambor, desenvolvida na Fazenda Machadinha, conceitos relevantes constituídos de missão e valores voltados para o bem comum, relatados por pessoas humildes que fazem parte de uma mesma comunidade e que