CULTURA ORGANIZACIONAL
Este trabalho propõe a mapear a cultura de um instituto acadêmico, visando a identificar, sob o ponto de vista gerencial, os principais valores que formam a sua cultura organizacional. Para atender a este propósito, foram examinados os diversos conceitos e teorias sobre cultura organizacional, bem como os principais modelos de cultura apresentados pelos especialistas do tema. Os principais autores pesquisados argumentam sobre o poder que é exercido numa organização de diversas formas, caracterizando alguns tipos de cultura. Analise feita pelo psicólogo neerlandês Geert Hofstede, ele foi inspirado pelo culturalismo. Sua visão da cultura é baseada na definição dada pelo antropólogo americano Kluckhohn que afirma que “ a cultura é o modo de pensar, de sentir e de reagir de um grupo humano” . O autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos Idalberto Chiavenato, atualmente atua como conselheiro no Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP) e presidente do Instituto Chiavenato de Educação. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos e o grande estudioso e conceituado Edgar Schein psicólogo social, uma forte influencia para as teorias de cultura organizacional.
No resultado final da pesquisa, a cultura é considerada predominante na organização, segundo a percepção da igreja católica. A pesquisa também indica razoável grau de consistência entre cultural e religião.
Palavras Chave: Puc Minas. Cultura Organizacional. Liderança. Percepção.
I INTRODUÇÃO
Para compreendermos a forma como a organização é administrada e até mesmo os conceitos, temos que entender a definição de Cultura Organizacional e como ela se manifesta. Desta forma quando nos referimos à cultura, faremos referência à forma de como os valores da organização são inseridos, absorvidos e multiplicados pelos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais. A