Cultura negra
Desde a pré-história
A tradição é a força cultural dos povos africanos em plena festa de ritmos, transmissão da cultura dos antepassados e o retrato do dia-a-dia nas aldeias africanas e não só a dança como força de expressão dos rituais, era chamada em todas as ocasiões, como ponto de partida para qualquer cerimônia.
Música
Na sociedade africana a música faz parte dos rituais sociais e religioso, e esta relacionada ao som de tambores, mas alem deles são usados diversos instrumentos. No Brasil o samba é a grande influência da cultura africana que está envolvido na maioria das manifestações culturais hoje em dia, do samba se gerou outros sub-gêneros que acabou dando origem ao ritmo a uma das maiores festas no Brasil o carnaval.
Dança
Os africanos comemoravam os acontecimentos de suas vidas, tais como: nascimento, morte, plantio, colheita, com a dança, ela fazia parte de seus rituais e cerimônias que variam de região para região. É uma atividade praticada em grupo por homens, mulheres e crianças, onde formam uma roda batendo palma para os dançarinos. As danças chegam representar até seis ritmos ao mesmo tempo e é rica em movimentos, de maneira que cada parte do corpo movimenta- se com um ritmo diferente.
Alguns ritmos e danças
Capoeira: A capoeira na verdade é uma luta disfarçada de dança, criada pelos escravos trazidos da África para o Brasil dentro das senzalas misturava - se culturas de diversas tribos africanas que aos poucos foram agregando ao Ngolo (um jogo de luta praticado pelos africanos) onde quem se torna - se o vencedor escolheria a mulher da tribo para ser sua esposa.
Na época da escravidão qualquer tipo de cultura negra era reprimida, principalmente se fosse voltada a luta, então uma forma de disfarce que os negros encontraram, foi de usar instrumentos musicais dando uma imagem de dança a capoeira, com musicas que falavam de Deus e de sofrimentos que