Cultura maranhense
O Maranhao é um híbrido cultural do Norte e Nordeste com predominância do Norte como podemos observar no seu artesanato, folclore, costumes, lendas e mitos, música popular, na marcante influencia índigena e negra e na sua culinária.
Suas mais autênticas manifestaçoes da cultura popular estão na regiao formada por Sao Luís e Golfao Maranhense, litoral ocidental, Baixada Maranhense e os vales dos rios Pindaré, Mearim e Itapecuru. Todos, com exceçao do Itapecuru (pré-amazônia), estão inseridos no domínio Amazônico.
Bumba-meu-boi
O Bumba-meu-boi é o maior representante da formaçao do povo e da cultura. No Maranhão, distancia-se de suas origens, no sertao nordestino, para ganhar uma feiçao própria com características nitidamente amazônicas, onde percebe-se forte influencia indígena (timbira e tupi) nos ritmos (como nos sotaques de Pindaré, Costa de Mao e Matraca), na indumentária e na dança em forma de passos ritmados e repetitivos, além da contribuiçao marcante do negro na musicalidade, nos instrumentos e na sensualidade da dança e do branco portugues em alguns instrumentos (sotaque de orquestra) e em parte da indumentária, constituindo o folguedo que melhor representa a formaçao do povo brasileiro.
O bumba meu boi maranhense também foi o embriao da formaçao do boi-bumbá nortista. Muitas sao as semelhanças entre os dois como o bailado (dois pra lá dois pra cá), a presença do elemento indígena (índias, índios e caboclos), muitos termos como "vaqueiros, o contrário, o amo do boi, a morte do boi, etc", as matracas (palminhas), a utilizaçao de muitas plumas e o próprio auto (lenda) do folguedo; também a brindadeira maranhense é tradicionalmente realizada em junho (deixando o forró e as quadrilhas em segundo plano) e no período que antecede a junho, como no norte, enquanto o bumba meu boi tipicamente nordestino é uma brindadeira carnavalesca, como em Pernambuco.
Boi-bumbá do Amazonas tem origem no Maranhão
O boi-bumbá de Parintins, no