CULTURA
Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.
O que mais se pergunta é:
Tudo é Cultura?
Sim e não, dependendo de usarmos o conceito amplo de cultura ou o conceito restrito. Considerando, em primeiro lugar, o conceito amplo ou antropológico, cultura é o modo como indivíduos ou comunidades respondem às suas próprias necessidades e desejos simbólicos.
O ser humano, ao contrário dos animais, não vive de acordo com seus instintos, isto é, regido por leis biológicas, invariáveis para toda a espécie, mas a partir da sua capacidade de pensar a realidade que o circunda e de construir significados para a natureza, que vão além daqueles percebidos imediatamente.
A essa construção simbólica, que vai guiar toda ação humana, dá-se o nome de cultura.
CULTURA
MARANHENSE
Cultura.
A riqueza do acervo arquitetônico, as belezas naturais, a variedade de pratos típicos e efervescência cultural fazem do Maranhão o lugar ideal para quem busca diversão.
Beleza, tradição, variedade, magia.
Estas são palavras que traduzem um pouco da rica cultura popular do
Maranhão. Não poderia ser diferente.
A miscigenação das raças negras, brancas e indígenas, está presente em quase tudo aquilo que define a identidade cultural do Estado:
no artesanato, na construção de embarcações típicas, nas danças e folguedos, nas festas, na culinária, na música e na tradição oral;
Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula,
Carnaval, Quebradeiras do Maranhão,
São João, marcada pela criatividade, tradição e participação popular que fazem do Maranhão um estado turisticamente grandioso.
BUMBA MEU BOI
TAMBOR DE CRIOLA
QUEBRADEIRAS DO MARANHAO
CARNAVAL
ARTESANATO
CULINÁRIA MARANHENSE
são João
são joão