cultura dos filosofos
reprodução
O sol e a sombra, filosofia e profecia De que modo o clima e a geografia condicionam o pensamento ou determinam um modo especial, particular de se ver as coisas do mundo? Observa-se que a parte fria do hemisfério gerou a filosofia moderna enquanto que na sua parte exposta à inclemência do sol, proliferaram os profetas.
O Sol e as Brumas
"O clima feliz, que cria a candura dos costumes e produz a doçura das leis."
Montesquieu, Do espírito das leis, L. III, cap. V. Theodor Gomperz, o historiador do classicismo, atribuía a agudeza e a claridade do espírito helênico à luminosidade e à pureza do ar do Mar Egeu. Os pensadores gregos tinham à sua disposição um clima ameno que contribuía para o refinamento e a reprodução
Apolo, a luz do pensamento penetração dos seus sentidos, tornando-os extremamente sensíveis, receptivos às configurações artísticas e às concepções filosóficas e científicas.
Se tal associação da geografia com a metafísica e a estética se confirma, encontraríamos nela a explicação tanto para a clareza com que a maioria dos escritores gregos se expressou (com exceção de Heráclito, o obscuro) como o seu oposto, isto é, a obscuridade da prosa filosófica alemã, que, como se sabe, é produzida num outro tipo de clima: num de chumbo, numa terra soterrada por brumas e ares pesadões, cinzentos, que encobrem a Germânia durante a maior parte do ano.
Filosofia e Dogma
reprodução
As terras altas, frias, geram desconfiança Outra relação que logo nos acode, neste exercício entre a geografia e o pensamento, é de que a filosofia não é uma planta democrática que se adapta a qualquer canteiro do planeta. Bem ao contrário, é uma floração difícil dos climas temperados e frios, sujeita aos efeitos das quatro estações. A predominância durante a maior parte do tempo da baixa temperatura, como se dá no centro-norte da Europa,